segunda-feira, 26 de julho de 2010

Guia Mago Vermelho


Introdução:

Mago vermelho é uma build de SN baseada em uma classe de Final Fantasy que usa magias tanto de formas ofensivas como para suporte. Sendo bem versátil em partys e podendo upar bem sozinho também.

http://roredmage.blogspot.com/2010/07/por-que-escritos-de-um-mago-vermelho.html

Suas principais características positivas são bom dano (praticamente igual sages, wizards e SN instant casters), e atua bem no suporte com cura igual a de priests e AGI e Bless. Enquanto os pontos fracos são a precariedade das skills de dano de área, falta de skills do elemento terra e baixo HP e SP.

A maior vantagem em relação ao instant caster é que essa build não necessita estar com as mortes resetadas, se estiver melhor ainda, mas ele já funciona bem sem reset.


Atributos:

O essencial nesta build é alcançar 120 de INT, tirando isso os outros atributos uteis são DEX que reduz o cast time e VIT que aumenta o HP e resistência contra status negativos. Os valores a seguir são aproximados (já considerando skills, equips, cartas e pet), e variam de acordo com o gosto de cada jogador.

STR - 1~20

AGI - 1~20

INT - 120+

VIT - 1~60

DEX - 75+

LUK - 9~20

Com isso e os equips certos o HP fica acima de 4400 e o SP acima de 430

Quer saber mais sobre os atributos? É só clicar aqui.


Equipamentos, Cartas e Pets:

Com outros personagens eu costumo ter uma grande variedade de armas e armaduras, mas neste caso os equipamentos nem podem variar muito para poder se atingir 120 de INT e maximizar HP e SP. Ao contrário dos Magos Vermenlho no Final Fantasy aqui você não usa espada.

Cabeça Topo:

Super Novice Hat [1], Carta Incubus

Cabeça Meio:

Robo Eye (Olhos Biônicos (bRO) )

Cabeça Baixo:

Pode usar o que achar mais bonito, minha preferida é Gangster Mask, que dá 15% de proteção contra Silêncio

Armadura:

Angelic Protection [1], Carta Succubus. Aqui para fazer o combo, você abre mão das armaduras elementais e anti-congelante. Dependendo de sua função você pode abrir mão do combo para usar uma anti-congelante ou armadura elemental, mas eu não recomendo, pois o combo te dá um ótimo bonus no HP e SP. Mas de qualquer forma segue o link de uma tabela indicado quais são as cartas de armaduras elementais http://irowiki.org/wiki/Card_Reference#Elemental_Armor_Cards.

Escudo:

Esse é um dos únicos itens que variam de acordo com o local onde você for.

Novice Shield [1], com cartas de redução racial ou redução por tamanho, caso não tenha uma carta específica para a raça ou tamanho a melhor quebra galho é a Carta Hodremlin.

http://irowiki.org/wiki/Card_Reference#Racial_Damage_Reduction_Cards, este link tem uma tabela completa com referencias cartas para redução de dano racial no escudo.

Capa:

Novice Manteau [1], Carta Raydric, dependendo da situação pode ser interessante ter uma Frilldora.

Sapato:

Novice Shoes [1], Carta Sohee, pode ser também Eggrya ou Miyabi Doll, mas minha favorita é Sohee

Acessórios:

Este é outro local que varia de acordo com onde você for.

2 x Clips [1], com 2 Cartas Siroma (reduz o cast time e aumenta o dano da skill Cold Bolt) e;

2 x Clips [1], com 2 Cartas Imp (reduz o cast time e aumenta o dano da skill Fire Bolt).

Dependendo da situação pode ser interessante ter uma Phen ou uma Smokie

No bRO o item Presilha Aprimorada [1] deve ser usado no lugar dos Clips [1].

Arma:

Hypnotist's Staff [2], com duas Necromancer.

Pet:

Filhote de Lobo do Deserto ou Munak, eu prefiro Filhote de Lobo do Deserto.


Essa é a melhor opção para uma build 99/70, durante o up pode ser mais apropriada outras cartas. Tipo Pupa ,Salgueiro Ancião, Salgueiro, ao invés de Novice Shoes usar Angel Reencarnation.

Quanto aos pets o Filhote de Lobo do Deserto dá 1 de INT e um aumento no SP, talvez seja 20, não tenho certeza se não for isso é mais, enquanto Munak dá 1 de INT e 1 de DEF, que também é bom. Só pra lembrar o relacionamento com o pet tem que ser bom ou ótimo para que ele de esses bônus.

Para carta no sapato Miyaby Doll dá MSP +10% e +5% dano com Frost Diver, Eggrya dá SP Recovery +15% e Sohee dá MSP +15% e SP Recovery +3%.

120 de INT = 99 atributos + 1 super novice hat + 1 combo incubus/succubus + 1 hypnotist's staff + 2 cartas necromancer + 5 bonus de classe + 1 pet + 10 bless.


Habilidades:

Aqui é onde pode ocorrer a maior variação entre diferentes magos vermelhos. Antes de mais nada como um bom mago você deve saber sobre os Elementos

http://irowiki.org/wiki/Element

Vamos listar todas as habilidades que podem ser usadas para suporte e ataque baseadas em INT que podem ser utilizadas por SN's.

Suporte:
10 Provoke
10 Endure
1 Ruwach
2 Teleport
4 Warp Portal
1 Pneuma
5 Divine Protection
10 Blessing
10 Angelus
10 Heal
10 Increase AGI
1 Cure
10 Decrease AGI
10 Safety Wall
10 Increase SP Recovery
1 Sight
3 Envenom
1 Detoxify
10 Hiding

Ataque:
10 Fire Bolt
10 Fire Wall
10 Fire Ball
10 Napalm Beat
10 Soul Strike
10 Lightening Bolt
10 ThunderStorm
10 Cold Bolt
10 Frost Driver
10 Stone Curse

Com isso temos 119 pontos de habilidades de suporte e 100 habilidades de ataque, totalizando 219 habilidades, lembrando que como SN você tem 98 pontos de habilidades para distribuir, então vamos eliminar algumas e reduzir as possibilidades.


Começando com as skills de ataque.

Soul Strike é uma skill de cast time bem curto do elemento Fantasma, isso que dizer que dá dano baixo ou nulo em monstros neutros, baixo em monstros do elemento veneno e alto em monstros Fantasmas. Normalmente elemento fantasma causa dano normal em monstros undead, mas esta skill específica causa mais dano. No nível máximo causa dano de mAtk x 5, gasta 42 SP. Pela pequena quantidade de monstros Fantasmas, baixo dano e gasto de SP relativamente alto essa skill é fraca.

Napalm Beat é uma skill de área com cast time curto do elemento fantasma. Precisa de um inimigo para ser usada, a área é de 3x3, o dano no nível 10 é de 1,7 mAtk, e esse dano é distribuido entre todos os adversários nesse local, portanto se um inimigo levaria um dano de 500, se pegar 2 adversários cada um leva um dano de 250. É a skill de área com o cast time mais curto dos SN, mas o elemento é ruim, e o dano além de não ser alto ainda é dividido entre os adversários.

Stone Curse e Frost Driver, estas skills são bem parecidas, portanto em poucos casos é recomendado que se tenha ambas. Stone Curse usa uma Gema Vermelha para com 60% de probabilidade petrificar inimigo daixando ele do elemento Terra 1, enquanto Frost Driver tem 65% de chance de congelar um inimigo e causa um dano de 2 x mAtk do elemento água. Portanto ambos podem ser usados para combos stone curse com fire bolt e frost driver com lightning bolt. O mais simples é o frost, pois não tem que gastar gemas e frost ainda causa dano, mas stone tem duas grandes vantagens, uma é para WoE e PVP que muitas pessoas tem armaduras anticongelantes então petrificar pessoas é bem mais fácil que congelar, e a outra grande vantagem é que Fire Bolt tem o dano muito maior devido as cartas Imp. Então é possível ter as duas habilidades, mas só com uma delas você já tem um combo bom, eventualmente é possivel ficar sem nenhuma dessas duas também, mas ai é por sua conta e risco.

Fire Ball é uma skill de área 5x5 que precisa de um adversário para ser usada, ela é do elemento fogo, no nível 5 causa 1,2 mAkt e no nível 10 causa 1,7 mAtk o dano é igual o do Napalm Beat, mas aqui o dano não é reduzido de acordo com a quantidade de adversários e o elemento de maneira geral é bem melhor. O dano é bem baixo pela quantidade de pontos gastos, apesar de nível 5 ser pré requisito para Fire Wall, do nível 6 para cima tem uma redução consideravel no cast time e no cast delay.

Fire Wall, é uma ótima skill para tankar monstros, mas como o knock back não funciona contra alguns monstros e na WoE, esta skill pode não se adaptar para alguns tipos de builds. Outro ponto que tira um pouco da importancia desta skill é o fato de quase sempre os SN estarem com AGI, o que dificulta que os monstros te alcancem. O dano máximo é 7 x mAtk (se for usado FW vertical). Dependendo da situação esta skill pode ser usada em WoE mesmo sem ter o knock back, pois em níveis altos ela tem uma alta duração e pode ajudar a impedir o avanço de inimigos, mas a skill não é tão essencial para os SN como é para os Wiz ou Sages.

Thunderstorm é a skill de área com dano mais forte dos SN podendo chegar a 8 x mAtk e área de 5x5, mas também é a que apresenta o maior cast time, ela pode ser usada no chão sem alvo definido, então dependendo da situação pode ser usada em pré casts, mas tem um gasto de SP muito alto no nível 10 gasta 74 de SP. Para um instant caster é uma ótima skill, para outros personagens é questionável.


Agora com as skills defensivas ou de suporte.

Provoke é uma boa skill para ajudar outros a matar monstros fortes, contra monstros fracos não costuma ser tão útil, ela pode descongelar aliados congelados sem causar dano neles, também pode descongelar inimigos para que continuem levando dano da nevasca. Ela também pode ser usada na WoE para duas funções: interromper o Cast de magias de Wizards ou Sages (também é a única maneira de interromper a habilidade redenção dos Saders) e aumentar o ataque de aliados que não fazem parte do seu clã e tem defesa baixa, por exemplo para aumentar o dano de um hunter aliado. Apesar de todas estas vantagens é possível imaginar um personagem suporte sem esta skill.

Endure costuma ser mais útil para builds melee poderem mobar, mas para builds INT ela substitui muito bem uma carta Phen, não permitindo que seu cast seja interrompido quando você leva um hit (tendo a vantagem de não aumentar o tempo de conjuração), além de dar 10 de mDEF, mas skill também é nerfada na WoE e o tempo de duração é muito baixo (37 segundos no nível 10), tem grandes vantagens, mas é possível viver sem ela.

Ruwach e Sight, ambos tem a mesma função eventualmente dependendo da sua build você talvez precise dos dois por serem pré requisitos de outras skills, mas se não as únicas diferenças são a área do Sight é 7x7 e do Ruwach é 5x5, e Ruwach causa dano de 1,45 mAtk do elemento Sagrado em adversários que estiverem escondidos.

Teleport e Warp Portal são boas habilidades para fugir ou para se mover mais rapidamente entre mapas, Warp ajuda muito no up levando você aos mapas de mais exp, e també ajuda nas WoE levando você diretamente a entrada dos castelos, mas não são skills essenciais.

Angelus aumenta um pouco a VIT DEF dos membros da party, em geral esse aumento de DEF é bem baixo, esta skill só vale a pena se tiver muitos personagens na party (tipo partys de WoE) ou se estiver junto compersonagens de alta VIT e DEF.

Cure, cura Confusão, Cegueira e Silêncio, tirando quando você é silenciado. Confusão pode ser "remediado" se você desligar os efeitos especiais, Cegueira é um status raro e a probabilidade de você pegar cegueira é menor com alta INT, e Silêncio é realmente um grande problema pois mudo você não pode fazer praticamente nada, mas como você não pode se curar quando esta silenciado então essa skill é questionavel, eu acho melhor carregar umas pots verdes. Se não me engano também "quebra o gelo" de pessoas congeladas.

Detoxify além de tirar o veneno também "quebra o gelo", quando você está envenenado além de perder HP seu SP não recupera e sua DEF é reduzida. Habilidade questionável pois uma erva verde tem a mesma função, mas como os Priests não conseguem curar envenenamento então esse pode ser um diferencial.

Increase SP Recovery é uma habilidade essencial, apesar de 120 de INT dar uma boa recuperação de SP, sem esta habilidade ainda se tem um grande problema pra encher o SP, o que é questionável nesta habilidade é o nível, dependendo da situação você não precisa ter esta skill nivel 10, com um nível 5 já pode te servir bem.

Hiding é uma ótima skill pra personagens com pouco HP e pouca flee, mas deve ser pensado até que ponto vale a pena usar 10 pontos nesta habilidade, ou se uma carta Smokie ou Frilldora já te bastam.

Pneuma é uma ótima habilidade para evitar ataques a distância, mas se mal utilizada pode inutilizar o ataque de seus companheiros, dependendo do mapa essa skill pode bloquear quase todos os ataques de monstros, também é uma boa proteção na WoE.

Decrease AGI dá uma boa redução no movimento e na velocidade de ataque dos adversários, em PVP e WoE ela pode retirar os efeitos das skills Increase Agility, Adrenaline Rush, Two-Hand Quicken, Spear Quicken e Cart Boost. Mesmo com todas estas vantagens é difícil ver alguém que tenha essa skill maximizada, pois em geral existem outras skills que valem mais a pena se gastar pontos.

Safety Wall é uma ótima skill na qual você gasta uma gema azul e cria um campo de força protetor que inibe até 11 ataques melee, se não tivesse pessímos pré requisitos seria uma habilidade quase obrigatória.


Tendo isso em mente podemos afirmar que as habilidades básicas são:

Suporte:
5 Divine Protection
10 Blessing
10 Heal
10 Increase AGI
5 Increase SP Recovery

Ataque:
10 Fire Bolt
10 Lightening Bolt
10 Cold Bolt

Isso consome 70 dos 98 pontos, com isso sobram 28 pontos para as outras habilidades, sendo que eventualmente Increase SP Recovery pode ser aumentado até 10 dependendo da situação e é possível não maximizar Lightening Bolt e ao invés disso maximizar ThunderStorm pois dependendo da situação eles podem ter a mesma aplicação (apesar do problema de gasto de SP). Aqui eu já citei pontos fortes e fracos em várias habilidades, ter mais skills de suporte ou de ataque depende de cada um.


Red Mages no PvM:

Eu não sou muito fã de PVP e MVP, então vou citar só PvM e WoE.

Considerando você como único suporte do grupo o modo ideal é upar com grupos pequenos no máximo 4 membros para que você tenha SP para buffar todos e eventualmente atacar, quanto menor o grupo mais ataques você vai fazer. Você consegue upar bem sozinho, mas a quantidade de locais é reduzida. Depende das suas Habilidades, mas um parceiro quase ideal para o UP é um templário com Redenção, ele também vai gostar de upar com você pela sua alta DEF.


Red Mages na WoE:

Na defesa você pode negociar com os priests 2, 3 ou 4 pessoas que você vai buffar e curar, enquanto eles se viram com o resto.

Caso você tenha Pneuma, mantenha os wizards sempre protegidos de eventuais Chuvas de Flechas.

Caso você tenha Safety Wall não precisa usar o tempo todo para poupar gemas, mas use o máximo possível no Emp, e para proteger aliados contra os Asuras

No precast dependendo da sua build você vai ter Fire Wall e/ou ThunderStorm e/ou Stone Curse.

Thunderstorm você pode usar lvl 1 no precast para não gastar muito SP, posicione um pouco depois das magias dos bruxos. eventualmente se você ver muitos adversários você pode usar nível 10, se estiver com mag de um priest, você não deve ter problemas em usar nivel 10 de vez em quando.

Fire Wall você deve achar os pontos estratégicos para não deixar ninguém passar sem levar dano (não é pra fazer FW vertical neste caso), pois sins e rogues que estiverem escondidos aparecem assim que levam dano. No nível 10 tem uma ótima duração, os pontos ideais normalmente são corredores que tenham no máximo 3 quadrados de largura, e que fiquem um pouco distantes da entrada.

Caso tenha Stone Curse assim que ver alguém sobreviver a uma nevasca use até ele petrificar dai use Fire Bolt com cartas Imp.

Na WoE use sempre carta Imp pois poucas pessoas tem armadura ou habilidades que protejam contra o elemento fogo, entanto tem várias que usam armaduras com cartas: Dokebi (que reduz o dano de Storm Gust e LoV, sendo que é mais raro ver um Wiz que tenha Meteor Storm) e consequentemente reduz o dano de Lightning e Cold Bolts; e Mark (que além de ser anticongelante reduz um pouco o dano de ataques do elemento Água), portanto se for usar um Bolt o Fire bolt quase sempre é melhor.

Se possível fique atrás do montinho de bruxos do precast, para que se atacados não morram todos juntos. Aqui também um Templário Redentor é seu melhor amigo. E se tiver Ruwach ou Sight sempre ande com uma delas ligada.


No ataque, acho que uma carta interessante é Frilldora, é o único modo que você pode usar uma skill de classe 2. Aqui você pode morrer a vontade, pois você é um dos que mais rápido recuperam SP e HP, então você pode explorar bem os mapas procurando pontos fracos entrando e saindo das salas de precast quantas vezes forem necessárias até achar uma brecha.

Aqui quando eu digo morrer a vontade, não é totalmente a vontade, você não precisa ter mortes resetadas como os outros SN, mas você perde um pouco de amizade com seu pet quando morre, dai se você ficar morrendo direto pode ser um problema.

Você não vai quebrar o Emp =) então contente-se em buffar alguns aliados e matar presas fáceis (personagens de pouco HP ou que estejam sendo atacados por outros além de você). Aqui você usa os combos Stone Curse/Fire Bolt e Frost Driver/Lightening Bolt. Dependendo do adversário só um Fire Bolt com Imp já mata.

Na hora da invasão de uma sala, nunca entre na frente, deixe os personagens de alto HP e hunters antes, se você tiver Provoke use, pode ser nível 1 pois é a sua única skill de longa distância que tem instant cast independentemente de você ter 1 ou 150 de DEX, mire nos Wizards para interromper o cast deles.

Você também pode atacar com Fire Bolt, Fire Ball, Napalm Beat, Thunderstorm e até Fire Wall, mire nos hunters e wizards, para acabar com armadilhas e com skills de área, aqui você deve usar o bom senso pra saber se você só precisa acertar para quebrar o cast Napalm Beat e Fire Ball tem um cast rápido e acertam área, Fire Bolt tem um cast um pouco maior mas dano bem maior, Thunderstorm tem um cast bem maior e dano bom com área relativamente grande. Caso Fire Wall seja sua única skill de "área" (é uma skill de área 3x1) você pode usar também, tem um cast time curto, mas é mais chata de ser usada do que as outras.


Conclusão e Referências:

Bom deve ter algum outro SN com build Red Mage, mas eu não conheço, nunca vi, e nem achei nenhum guia sobre isso nem em páginas internacionais. Então eu posso citar como referência os guias para SN do fórum da Lug e alguns sites internacionais.

O que se conclue é que é uma build rara com incrível versatilidade e que apesar de parecer frágil o fato é que não existe nenhum personagem com características similares as suas, então você pode dar danos de até 8k ou 12k com combo ou simplesmente usando o elemental correto e cura de 2,2k; você com certeza consegue se adaptar bem a quaisquer situações.


As imagens não são de minha autoria eu peguie elas do Google images e do deviant art

http://www.roproject.net/calc/ calculadora mais atualizada que eu achei

http://ratemyserver.net/index.php melhor database que eu achei

http://irowiki.org/wiki/Main_Page a wiki mais completa que eu achei

http://web.hc.keio.ac.jp/~fk061999/himeyasha/skill3/ melhor simulador de skills