segunda-feira, 26 de julho de 2010

Por que escritos de um mago vermelho?


Bom, neste blog tenho a intenção de passar diversas informações sobre ragnarok, entre tabelas e informações sobre o jogo irei também falar sobre meus seis personagens.

Focalizarei neste blog histórias sobre o personagem de build Mago Vermelho.

Mago Vermelho é uma build baseada no personagem que surgiu no Final Fantasy I (1987 para o NES), o personagem se tornou recorrente em jogos da saga Final Fantasy.

O personagem tem como diferencial poder atacar com magias, mas também servir como suporte. Obviamente apresenta limitações em relação aos que fazem apenas uma coisa ou outra.

Não é um personagem muito comum em outros RPGs pois para por exemplo D&D, existem um atributo para suporte e um para magias ofensivas (Intelligence - INT, Wisdom - WIS). Enquanto para o Ragnarok, Apenas INT influencia no SP máximo, na recuperação de SP, no poder de ataque mágico (Matk) e na quantidade curada.

Obviamente DEX e VIT são dois outros Atributos importantes para redução do cast-time e para resistência e HP.

Mas ao contrário da maioria dos SN arcanos a prioridade deste não é pegar instant cast (150 DEX), mas sim chegar a 120 de INT, ponto no qual existe uma grande mudança no cálculo de Recuperação de SP, tornado o personagem bem mais estável. Antes de 120 de INT a cada 6 pontos você ganha um bônus na recuperação de SP, a partir de 120 a conta muda, eu não sei como fica, ouvi falar que é bônus a cada 2 pontos de INT, mas não tenho certeza. Mas 120 já é um ótimo valor, e devido aos equips e cartas é díficil pegar mais que 120. Sendo que Dex deve ser alta pelo menos acima de 75 e ter um valor pelo menos aceitavel de VIT

Então como suporte você deve ter Heal 10, Bless 10 e Agi 10, podendo ter algumas outras skills como pneuma, safety wall, angelus, detoxify, etc. Enquanto como mago você deve ter pelo menos os Bolts (ice, fire e lightning), podendo ter também fire wall (que é muito útil pra upar mas tem pré requsitos ruins), thunder storm (que é uma skill de área fixa (não necessita de um alvo)).

O fato de não ter que "gastar pontos" nas habilidades de arqueiro para pegar instant cast deixam a build bem mais aberta e flexível.


Como suporte:

Você vai ter pelo menos três das principais skills de um priest, e elas tem o mesmo efeito quando usada por você do que quando usada por um priest no nível 99 cura entorno de 2,2k, Bless e AGI dão acrescimos constantes nos atributos. Os dois pontos mais fracos são o pouco HP que os Priests costumam chagar a 7 ou 8 k, e você full equps e cartas vai ter algo próximo a 4,2k. E a falta de SP, os priests tem uma ótima habilidade chamada Magnificat que duplica a recuperação de SP do grupo.


Como Damage dealer:

A build fica mais semelhante a um Sage do que um Wiz, de maneira geral você vai basear seu ataque em um único adversário. o dano causado é bem semelhante a um bruxo ou um sábio, pois apesar de eles ganharem mais bonus em INT e terem equipamentos como chapéus que dão mais INT, nós temos uma arma melhor que a deles, pois dá um aumento maior no mAtk. Então o dano é preticamente o mesmo, as desvantagens em relação aos Wiz são as skills de área e em relação aos Sages são entre outra, principalmente o Free Cast. E em comparação com SN instant casters tem o dano um pouco maior, mas não chegam nem perto de terem instant cast e tem uma grade vantagem de não necessitar ter as mortes resetadas.

 Uma das principais diferenças em relação aos Red Mages do Final Fantasy é o fato que os red mages usam espada com dano razoável, e numa build em ragnarok, o dano de um personagem desse com uma espada é ridículo, e ele nem tem aspd para poder ter uma luta descente.


Então entre vantagens e desvantagens considero ser uma build bem equilibrada.