sexta-feira, 30 de julho de 2010

Guia Sin/SinX Híbrido DD Katar


História

A muito tempo atrás no RO quando não se falavam em classes 2-2, transclasses, e nem se imaginavam as classe 3-1 e 3-2, tinha um personagem que se destacava pelo dano absurdamente alto os Assassins Dual Dagger ou simplismente dagger sins. Quando surgiram as classes 2-2 essa build continuou intocável como maior DPS melee do jogo com danos de ataques normais chegando facilmente aos 4 dígitos.

Mas a coisa começou a mudar com as transclasses, e também pois com o tempo foram surgindo novas armas e equipamentos., Os dagger sins continuam com um dano muito alto, mas outros tipos de build de diversas classes passaram na frente em busca do maior DPS, uma das builds a mais se beneficiar com o implemento das transclasses, de novas armas e novos equipamentos foram os Sins Katar.

No início do ragnarok os Sins Katar podiam ser separados em dois ramos principais, os críticos e os duelistas, os críticos tem suas builds baseadas em uma alta taxa de ataques críticos, enquanto os duelistas utilizavam se de cartas sorrateiro pra poderem usar a skill ataque duplo nível 10, mas com isso eles sempre "gastavam" um slot das armas, e isso não funcionava com armas elementais pois não tinham slots.

Mas quis o destino (programadores de ragnarok) que os Katar sins duelistas ficassem mais fortes, bem mais fortes. Com a chegada das trans classes veio a skill Advanced Katar Mastery, foi o primeiro passo no aumento do DPS dos Katar sins, e com o tempo surgiram Chick Hat, e depois Katares elementais com slot, e o DPS dessa classe disparou.

Juntar duas das builds com maior DPS do jogo em uma só classe é o primeiro passo para que surgissem os híbrídos que tiram o melhor proveito de ambas as builds.

Infelizmente no final de 2009 a geocities encerrou suas atividades, com isso também acabou com o melhor guia para Sins DD em português. Então agora irei postar um guia de híbridos, mas citando como seria um personagem puro DD, e também como seria um puro Katar, pois os existentes hoje estão muito desatualizados em relação aos equipamentos, armas e cartas novas.

Introdução

Sin/SinX Hibridos DD Katar tem como objetivo ter um DPS (damage per second ou dano por segundo) enorme, sendo que com armas e equipamentos corretos apenas com uma poção do despertar podem causar danos de até 6,2k por segundo em alguns monstros (nesse caso o Kaho) e destruir um Emperium em menos de 24 segundos, e para esses mesmos dois casos considerando AGI, Bless, Deadly Poison e EDP temos trinta e três mil de dano por segundo no Kaho e o Emperium sendo destruido em menos de 6 segundos.

Aqui o foco é sempre lutas um contra um sem o uso de skill ativas. Esse personagem é bem caro, mas ainda assim é mais barato do que um puro DD.

Atributos

O ponto chave nessa build é STR, para alcançar o maior DPS o segundo atributo mais importante é AGI, depois DEX, depois VIT, seguido por LUK e por último INT. Pode existir uma variação nessa build com um pouco menos de AGI e mais VIT em geral personagens que são full WoE preferem VIT. Os valores a seguir são aproximados e já estão considerando equipamentos e cartas.

STR - 110, 120 ou 130

AGI - 90+

INT - 5~15

VIT - 30+

DEX - 35~65

LUK - 3~20

Não sabe porque STR é múltiplo de 10, ou quer saber mais sobre os atributos é só clicar.


Equipamentos Cartas e Pets

Como esse personagem é híbrido aqui é onde você tem o ponto chave dessa build, a variedade de armas. O ponto negativo é que ter todos os sets tem um preço bem caro.

Cabeça Topo:

Chick Hat quando estiver usando katares ou espadas, quando estiver usando adaga você pode usar um chapéu de redução racial como Poo Poo Hat, Fancy Flower e Sunflower.

Chick Hat - Permite o uso de Double Attack nv.2 com qualquer arma, e caso você tenha Double Attack acima de nv. 2 então o nível que você tiver dessa habilidade será usado. Reduz o dano de humanóides em 3%, LUK + 2, MHP/MSP + 50, não pode ser refinado.

No bRO, e em alguns poucos servidores também existe o Chapéu Jibóia (Snake Hat), que permite o uso de Double Attack nv.5 com qualquer arma, e caso você tenha Double Attack acima de nv. 5 então o nível que você tiver dessa habilidade será usado. E tem um slot que pode ser usado com a carta Vanberk, que dá +2 STR e uma chance (mais ou menos 4%) de acionar 100% de crítico por 5 segundos.

Cabeça Meio:

Angel Wing Ears ou Evil Wing Ear, as características são as mesmas então você escolhe o que tiver visual mais legal.

Cabeça Baixo:

Aqui você coloca o que achar mais bonito.

Armadura:

Pantie [1], Ninja Suit [1], Thief Clothes [1], Glittering Jacket [1], Chain Mail [1], entre vários outros. Eu particularmente gosto do combo Pantie/Undershit então aqui eu uso pantie apesar de ter um DEF um pouco mais baixo que os outros, mas tem várias opções.

Na armadura normalmente as melhores opções de cartas são as armaduras elementais http://irowiki.org/wiki/Card_Reference#Elemental_Armor_Cards, mas você també pode usar as cartas Marc (anti-congelante) e Porcelio pode aumentar bastante seu dano dependendo da situação.

Capa:

Manteau [1], Undershirt [1], Wool Scarf, entre outros. Minha favorita é undershirt pelo combo.

As principais cartas para capa são Aliot, Raydric, Whisper e Orc Baby, mas você também pode usar cartas de redução de dano elemental http://irowiki.org/wiki/Card_Reference#Elemental_Damage_Reduction_Cards ou cartas que aumentam o dano como a Roween e a Magmaring.

Sapatos:

Tidal Shoes [1], Boots [1], Battle Greaves [1], High Heels [1].

Cartas Matyr ou Firelock Soldier.

Acessórios:

Ring [1] - com Mantis ou Safety Ring ou The Sing ou Vesper Core 02 ou Vesper Core 03

Pet:

Pet em geral é a última coisa que você usa pra fechar sua build, http://irowiki.org/wiki/Pet_System#Pet_Comparison tem várias opções de pets que dão +1 STR pra ajudar a fechar a build, eu gosto do Picky, combina comigo, mas de vez em quando eu saio com a Succubus =).

Armas:

Katares:

Aqui é onde entra a parte híbrida, pra causar dano em monstros normais ou outros jogadores você vai usar katares você não precisa ter todas essas armas, mas quanto mais melhor, vamos ver primeiro as elementais vou citar todas:

Contra monstros do elemento Fogo - Katar of Frozen Icicle [3] - 3 cartas Vadon

Contra monstros do elemento Água - Katar of Piercing Wind [3] - 3 cartas Drainliar

Contra monstros do elemento Vento - Katar of Quaking [3] - 3 cartas Mandragora

Contra monstros do elemento Terra - Katar of Raging Blaze [3] - 3 cartas Kaho

Contra monstros do elemento Fantasma - Katar of Raging Blaze [3] - 3 cartas Mao Guai (aqui tem que ser uma katar elemental, pois se for neutra não dá dano ou dá dano bem baixo em fantasmas, não precisa ser a katar de fogo, eu coloquei porque na maioria dos lugares onde tem fantasmas tem também mortos vivos que levam dano de fogo, dependendo da sua build você pode ter envenenar arma, mas Veneno dá dano baixo em Fantasma)

Contra monstros do elemento Veneno - Jur [3] - 3 cartas Anacondaq

Contra monstros do elemento Sombrio - Inverse Scale, aqui uma Jur [3] - 3 cartas Santa Poring também serve, sendo que a Jur dá pra usar por Sins, e a Inversed Scale só pode ser usada por sinx, o dano da jur é maior para sombrio nível 1; para nível 2, 3 e 4 inverse scale é melhor.

Contra monstros do elemento Sagrado - Unholy Touch, aqui uma Jur [3] - 3 cartas Ork Skeleton também serve, o dano da jur é maior para sagrado nível 1; para nível 2, 3 e 4 unholy touch é melhor.

Contra monstros do elemento Morto-Vivo - Inverse Scale

Contra monstros do elemento Neutro - Jur [3] - 3 cartas Turtle General .... =), sonhar não custa nada....

Bom sonhar pode não custar nada, mas ficar dependendo de 3 cartas MVP é complicado, então quando os monstros são neutros você tenta causar dano pela raça http://irowiki.org/wiki/Card_Reference#Weapons_Cards_by_Race ou pelo tamanho http://irowiki.org/wiki/Card_Reference#Weapon_Cards_by_Size, como eu já disse, não precisa ter todas essas armas, ter todas é um disperdício de dinheiro, mas uma variedade grande te ajuda a ter dano maior para monstros neutros as cartas são equipadas numa Jur [3].

O caso específico é contra monstros humanóides ou outros jogadores daí você usa:

Infiltrator [1] - com carta Skeleton Worker.

Eu particularmente não gosto de Speciality Jur [4], prefiro a Jur [3], mas ai fica por sua conta, depende da sua build, mas Speciality Jur [4] com 4 cartas iguais tem 2,7% a mais de dano do que Jur [3] com 3 cartas iguais. A Jur [3] é bem mais barata, mais fácil de conseguir, tem o custo menor por usar menos cartas e não tem aquela chance (0,1%) de causar External Bleeding em você mesmo .

Adagas:

Para causar dano os dagger sins usam:

Damascus elemental na mão direita e uma Main Gauche [4] (Sandstorm [4]) com 4 cartas de dano racial ou elemental na mão esquerda ou;

Gladius [3] (Mes[3], em alguns servidores Scapel [3]) com 3 cartas de dano por tamanho na mão direita e uma Main Gauche [4] (Sandstorm [4]) com 4 cartas de dano racial ou elemental na mão esquerda.

Mas como já disse o DPS desse tipo de build já não é tão grande quanto os katar mesmo quando está com a arma encantada com algum elemento, pelo menos para a maioria dos casos além de serem bem mais caros pela quantidade absurda de cartas, então as situações para se usar adagas se resumem a: atingir inimigos de alta DEF, inflingir status negativos e recuperar HP.

A melhor arma para enfrentar um inimigo de alta DEF é Ice Pick, ou a rara Ice Pick [1]. A maioria dos monstros não tem alta DEF, então normalmente você ataca com katar, mas monstros como Lava Golem, Ice Titan ou Emperium tem alta DEF, a Ice Pick deve ser usada na mão esquerda, enquanto a mão direita deve ter uma Damascus elemental ou uma Mes [3] com cartas de dano racial ou elemental. Se você gostar de WoE e quiser fazer uma arma específica para o Emperium temos:

Mes [3] com duas cartas Ork Skeleton e uma carta Desert Wolf na mão direita e Ice Pick na mão esquerda, caso seja Ice Pick [1] deve ter outra Desert Wolf.

Para inflingir status negativo o que se deve fazer é ter o máximo de cartas possíveis iguais, para DD são 8, podem ser colocadas em MG [4] ou até em knife [4], pois o objetivo aqui não é causar dano. A maioria dos status é bem fraca mas tem 3 casos que na minha opinião podem valer a pena, não que você precise ter armas para todos esses status, você pode escolher uma ou duas http://irowiki.org/wiki/Card_Reference#Weapon_Cards_by_Status_Effect Na minha opinião as que talvez valham a pena são Atordoamento (Savage Babe), Maldição (Magnolia) e Silêncio (Metaller). Por exemplo se você for SinX pode usar Meteor Assault com cartas Metaller para inflingir silêncio em wizards em um precast. Se quiser saber mais sobre as probabilidades de inflingir status negativo em alguém http://roredmage.blogspot.com/2010/07/matematica-no-ragnarok-parte-3.html

A terceira vantagem dos Sin DD é a recuperação de HP, esta é a classe que mais se dá bem com cartas Hunter Fly. Aqui o esquema é usar uma Damascus elemental na mão direita e uma MG [4] ou Sandstorm [4] com quatro cartas Hunter Fly, caso o monstro não leve dano de elemental você pode usar Mes [3] com cartas raciais, mas ai eu acho que é muito gasto de dinheiro, pelo menos eu prefiro ficar só com as elementais, e tenho uma Mes [3] com 3 cartas Andre.

Espadas:

Existem duas espadas de uma mão com 3 slots (dropadas do MVP Naght Sieger, mas com probabilidade de drop de 90%), que são melhores do que adagas elementais para usar na mão direita com ice pick ou com Sandstorm [4] com hunter fly na esquerda. Elas são Twin Edge of Naght Sieger [3] Blue e Twin Edge of Naght Sieger [3] Red, a blue é do elemento água e a red é de fogo caso você consiga alguma elas devem equipa-lás com as cartas a Vadon (Blue) e Kaho (Red).

Outras armas:

Os Sins podem atacar além das adagas e katares com espadas de uma mão e machados de uma mão. Mas exceto as duas espadas que eu já citei simplesmente não vale a pena pra esse tipo de build mesmo usando Chick Hat a redução na ASPD é muito grande, pode valer a pena pra builds SB, mas pra esse tipo de build não.

Eu testei com praticamente todas as espadas de uma mão e machados de uma mão e não vale a pena, no caso mais extremo é com Immaterial Sword (elemento Fantasma) que dá dano alto em monstros do tipo fantasma, sendo que não tem nenhuma adaga ou katar que tenha esse elemento, e ainda assim tanto adagas como katares tem o DPS maior que a espada. Pra se ter uma idéia de como duas espadas ficam com DPS baixo, mesmos sendo 2 Twin Edge of Naght Sieger [3] Blue com 3 cartas Vadon em cada o DPS fica quase metade do que com Katar of Frozen Icicle [3] - 3 cartas Vadon.

É uma pena eu gostaria de lutar com duas espadas ou talvez dois machados, mas o DPS cai muito, não vale a pena mesmo.

Escudo:

Sim escudo, apesar de DD e katar usarem as duas mãos se você gosta de WoE é bom ter um Buckler [1] com Thara, se você não é fã de WoE não precisa ter escudo.

Combo de cartas para Sin:

Existem dois combos de cartas que funcionam para sin (um deles é para rogues, mas a maioria dos bonus funcionam em sins): http://ratemyserver.net/index.php?page=item_db&comid=46 e http://ratemyserver.net/index.php?page=item_db&comid=26. Mas na minha opinião, nenhum dos dois vale a pena, você perde muito e ganha pouco.


Resumindo aqui você vai gastar algum dinheiro com armaduras e MUITO dinheiro com armas, Talvez o ideal seja ter 6 armaduras e quase 20 armas além de um escudo. Sendo que a maioria dessas armas tem 3 slots temos que pra ter uma build bem completa somando os outros equipamentos você vai ter algo próximo a 60 cartas, Katar elemental com slot é caro, chick hat é caro, ice pick é caro, mas com tudo isso o seu DPS fica absurdamente alto.


Habilidades:

Como Thief suas habilidades devem ser Double Attack 10 e Improve Dodge 10, o resto fica por sua conta, se quiser ir até o level 50 pode ir, mas se não for não vai ter muito problema.

Como Sin devem ser Righthand Mastery 5, Lefthand Mastery 5 e Katar Mastery 10, o resto fica por sua conta, mas se você for pra woe Cloaking é praticamente obrigatório talvez não precise ser nível 10 mas á bom ter. Mas tem uma observação sobre a skill Sonic Blow: mesmo com Sonic Acceleration ela costuma ter DPS menor do que se você ficar batendo sem usar skills ativas, então pra este tipo de build esta skill não é muito útil.

Para o SinX deve ter Righthand Mastery 5, Lefthand Mastery 5, Katar Mastery 10, Advanced Katar Mastery 5, Meteor Assault 10, Create Deadly Poison 1 e EDP 5, o resto é com você, mas se você for pra woe Cloaking é praticamente obrigatório talvez não precise ser nível 10 mas á bom ter.


O fato de não ter muita skills ativas ajuda bastante numa habilidade que você como jogador deve adquirir, a troca de adagas, katares, escudo e armaduras usando atalhos. Em lugares que tenham diversos monstros de elementos diferentes ou na woe mudar rapidamente e corretamente de armas e armaduras é essencial para uma boa performance.

PVM

Não vou falar sobre PVP e MVP que eu não costumo jogar.

Aqui com as armas e cartas certas você é praticamente imbatível, o dano é enorme, se puder upar com um priest pode is em praticamente qualquer lugar. Sem priest você tem um ataque bom usando katar e quando o HP estiver acabando você muda para DD com Hunter Fly, que recupera bastante HP e costuma ser rápido.

WoE

Na defesa, Se tiver Venon Dust pode usar quando ver que o precast está começando a cair.

Sua especialidade é luta 1x1 então escolha seus alvos e chegue neles com cloaking se possível, para matar você usa Infiltrator. Contra Sages e Priests pode usar DD com 8 Metaller, eles vão ficar quietos bem rápido mesmo que tenham bastante VIT.

Para você ter uma idéia do dano com Infiltrator [1] o meu SinX tem um DPS de 3,8k contra Alice que é um monstro tipo humanóide tamanho médio (como a maioria dos jogadores), em média ele mata uma Alice em menos de 3 segundos, Alice tem DEF 5 + 42 e HP de 10000, A média do pessoal que vai pra woe tem o HP um pouco menor e uma DEF bem maior, mas a maioria morre com menos de 5 ou 6 segundos de ataque, então tem uns que morrem e nem tem tempo de reagir.

Nem sempre é bom ficar junto com o resto do clã nas salas de precast, você pode ir dar umas voltas pelo castelo usando cloaking e matar as presas fáceis.

No ataque, se você tiver Ice Pick então você é um emp breaker, se você estiver em um clã minimamente organizado eles tem uma tática pra você, senão, você tem duas hipoteses mas o básico é sempre que você não estiver atacando use escudo:

Uma é ter muita paciência e conseguir passar pelo precast com cloaking, chegar até preto do emperium, e destruir, se tiver uma ou duas pessoas vigiando que possam te causar dano você mata elas antes, se for priest usando Safety Walltem que deixar ele atordoado ou com silencio.

Mas se o seu clã for um pouco melhor na hora de invadir a sala do emperium você entra na segunda onda de pessoas, (na primeira foram os kinas, sader, etc). Carta dokebi e marc podem fazer a diferença entre um ataque ser um sucesso ou uma falha. Assim que possível use cloaking, e daí você tem duas opções uma você vai até os wizards e usa Meteor Assault com cartas de status, outra você corre até o emperium como um louco.

Pra poupar dinheiro só use EDP quando estiver do lado do Emperium, pra enfrentar a maioria dos players não vale a pena usar EDP, eu só tomo veneno se estiver atacando o Emperium sozinho, senão eu uso apenas poção do despertar.

Conclusão e Referências

Então você é um personagem que tem um DPS enorme atacando normalmente, esquiva bem alta, pode ser emp breaker, tem um HP bom, se vira muito bem sozinho em praticamente todas as situações, e tem um DPS absurdamente alto quando usa EDP. Mas isso tem um preço e é bem caro.


http://www.roproject.net/calc/ calculadora mais atualizada que eu achei

http://ratemyserver.net/index.php melhor database que eu achei

http://irowiki.org/wiki/Main_Page a wiki mais completa que eu achei

http://web.hc.keio.ac.jp/~fk061999/himeyasha/skill3/ melhor simulador de skills