quarta-feira, 28 de julho de 2010

Matemática no Ragnarok: Parte 1 Atributos

Introdução

Para algumas classes isso vale mais do que pra outras. Mas em geral ter um bom conhecimento de mátemática complementado com conhecimento da mecânica do jogo pode lhe trazer diversos benefícios.

O maior dos benefícios é ao se distribuir os pontos dos atributos, mas o conhecimento matemático e conhecimento da mecânica do jogo também podem ser usados para descobrir a melhor forma de causar dano, de se reduzir o dano levado, de causar status negativos, de se conseguir cartas ou itens raros, etc.


Atributos

Essas propriedades são temporárias e mudaram com o Renewal, atualizarei esse post assim que achar necessário.

Aqui vou postar uma tradução com algumas partes resumidas do site http://irowiki.org/wiki/Stats, é interessante dar uma olhada no tir que tem uns gráficos e tabelas bem informativos.


STR  - Strength

A cada 1 ponto em STR lhe concede:

Dano mínimo e máximo de ataques Melee +1 (exceto para as armas do tipo Arco, Intrumentos Musicais, Chicotes e Armas de Fogo (armas de fogo tipo pistola e outras do genero, não armas do elemento Fogo)(Para facilitar vamos chamar ataques dessas armas de Ranged, mesmo sabendo que instrumentos musicais e chicotes não atacam a longa distância)).

Peso máximo (carga) +30

Bonus:

A cada 5 STR: Dano mínimo e máximo de ataques Ranged +1

A cada 10 STR: bonus nos ataques Melee ((STR/2)^2)


AGI - Agility

Cada 1 ponto em AGI lhe concede:

Esquiva (Flee) +1 

Um aumento na ASPD, que varia de acordo com sua classe, com a(s) arma(s) que estiver usando, com skills de aumento de velocidade, poções de aumento de velocidade e cartas. Mas em geral você presica de 4 a 10 pontos em AGI para aumentar um ponto na sua ASDP

ASPD reduz em 0.4% o tempo base entre ataques 

AGI não influencia no Cast Time ou Cast Delay da maioria das skills, também não afeta a velocidade de movimento do personagem.


VIT - Vitality

Cada 1 ponto em VIT lhe concede:

HP Máximo +1%

0.8 VITDEF

Aumenta a resistência contra os seguintes status: Hemorragia 1% (também reduz a duração), Envenenamento 1% (também reduz a duração), Silêncio 1% (também reduz em 1% a duração), Atordoamento 1% (também reduz em 1% a duração), Maldição.

Aumenta a eficácia de itens de recuperação de HP em 2%

Bonus:

A cada 2 VIT: INTMDEF +1 

A cada 5 VIT: regeneração natural de HP +1


INT - Inteligence

Cada 1 ponto em INT lhe concede:

Dano mágico (MATK) mínimo e máximo +1

INTMDEF +1 

SP máximo +1%. 

Aumenta a eficácia de itens de recuperação de SP em 1%

Alchemists: Aumenta a chance de preparo de poções em +0.05% 

Aumenta a resistência contra os seguintes status: Cegueira 0,66% (também reduz em 0,06% a duração), Sono 1%, Confusão 0,66%.

Bonus

A cada 6 INT: regeneração natural de SP +1 (para valores inferiores de 120)

A cada 7 INT aumento no MATK mínimo

A cada 5 INT aumento no MATK máximo


DEX - Dexterity 

Cada 1 DEX lhe concede:

Dano mínimo e máximo de ataques Ranged +1

Precisão (Hit) +1

Reduz o Cast Time em  0,66% do total (150 DEX = instant cast) 

Aumenta a ASPD, a quantidade aumentada varia dependendo da classe e da(s) arma(s), mas ela aumenta 1/4 do que cada ponto em AGI.

Taxa de sucesso da habilidade Steal +0.01%

Rogues: Taxa de sucesso de skills Divest +0.2%

Blacksmiths: Chance de sucesso na forja +0.1%

Alchemists: Taxa de sucesso no preparo de funções +0.1%

Taxa de sucesso para cozinhar +0.2%

Aumenta o dano mínimo dos ataques dependendo do nível da arma utilizada. Para armas do Nível 1 +1 no dano mínimo a cada ponto em DEX, para armas do Nível 2 +1,2 no dano mínimo a cada ponto em DEX, para armas do Nível 3 +1,4 no dano mínimo a cada ponto em DEX, para armas do Nível 4 +1,6 no dano mínimo a cada ponto em DEX.

Reduz em 0.1% o tempo base entre ataques

Bonus:

A cada 5 DEX dano de ataques Melee +1

A cada 10 DEX bonus nos ataques Ranged ([DEX / 10]^2) 


LUK - Luck

Cada 1 ponto em LUK lhe concede:

Taxa de ataques críticos (ataques que ignoram a DEF do adversário) +0.3%

Esquiva Perfeita (Perfect Dodge) +0.1%

Blacksmiths: Taxa de sucesson na forja +0.1% 

Alchemists: Taxa de sucesso no preparo de poções +0.1%

Taxa de sucesso ao cozinhar +0.1%

Aumenta a resistência contra os seguintes status: Maldição 1%, Cegueira, Congelamento, Envenenamento, Silêncio, Sono, Atordoamento (também reduz em 0,01 secundos a duração) e Petrificação.

Bonus

A cada 5 LUK: reduz em  1% a chance do adversário acertar um ataque crítico

A cada 5 LUK: ATK +1 (tanto para Ranged como para Melee)

A cada 3 LUK: aumenta em 1% a chance de Auto-Blitz Beat ser acionada. (necessita um Falcão e a skill Blitz Beat)

LUK não afeta a chance de drop de itens.

Definindo seus Atributos
O melhor aqui é usar uma calculadora, tem algumas na net se procurar, a maioria é baseada numa japonesa, dai o Roddler traduziu pro inglês. mas faz tempo que ele não atualiza, hoje a mais completa é:
Aqui o essencial é não disperdiçar pontos, então tente fechar os atributos importantes com bônus.
Tem diversos tipos de build diferentes de diferentes classes, vou pegar 2 casos pra exemplificar. O meu AGI BS e o meu Falcon Hunter. Só peço pra que não copiem essas builds, em ambos os casos eles tem menos VIT que o comum, e a maioria dos brasileiros por algum motivo adoram encher os personagens de VIT.
  • A minha primeira sugestão é que caso você não tenha certeza do que esteja fazendo não monte uma build considerando cartas que aumentem atributos (AGI, STR, etc.) na armadura, e caso seja uma build Melee ou Ranged também não use essas cartas na arma. Existem exessões como a build Red Mage dos meus outros posts que usa o combo Incubus/Succubus "tapando" o slot da armadura, e a build do Hunter que vou colocar mais abaixo, mas são exessões. A regra geral é ter várias armaduras diferentes e várias armas diferentes para poder se adaptar melhor as situações.
  • Minha segunda sugestão é não montar sua build com equipamentos, armas ou cartas raríssimas a não ser que você já tenha elas, quando eu digo raríssimas quer dizer itens de MVP alguns Mini Boss e outros que sejam muito caros e raros. Em servidor oficial eu nunca vi oculos de sol [1], antes diziam que era item da OPB, talvez um dia tenha sido, mas nas listas de itens atuais ele não está. então esqueça a chance de ter uma carta na cabeça meio.
  • Minha terceira sugestão é se você montar sua build com algum item raro tenha certeza que sua build funciona bem com um equivalente deste item. Por exemplo, na build do meu Blacksmith tem +9 Undershirt [1] com Orc Baby, mas o personagem se vira bem com +5 Undershirt [1] com Raydric. pois até conseguir uma +9 Undershirt [1] pode levar muuuito tempo.
  • Minha quarta e última sugestão é monte sua build do odo como você pretende usar ela. Se você está fazendo uma build pra upar sozinho, só considere os Buffs que você pode dar em si mesmo, e a poção de velocidade que sua classe possa usar. Se você está fazendo uma build WoE ou MVP, talvez você já possa considerar os Buffs de um Priest, um Soul Linker ou de outro alguém de suporte

Então para o Blacksmith que no meu caso é puro PvM temos:
Para uma build Melee, temos que fechar
STR - em múltiplo de 10
AGI - de forma que combinado com DEX de uma valor de ASPD bom (tipo, nas calculadoras simuladoras de build a ASPD aparece com virgula, mas o valor que vale é o inteiro, então se você tiver 170,9 de ASPD ou 170,1 você vai atacar com a mesma velocidade). Então quando eu digo valor bom quero dizer um valor que o número atrás da vírgula seja zero ou pouco acima de zero.
VIT - esse atributo é o que tem o pior bonus, então se algum não for fechar com bonus é melhor que seja esse, caso consiga fechar esse com bonus também melhor ainda, os bonus ocorrem nos números pares e nos múltiplos de 5 então para maximizar os resultados deve ser um múltiplo de 10
INT - tem bonus de MATK, mas para builds Melee o normal é priorizar o bonus de recuperação de Sp então aqui você deve fechar com um múltiplo de 6.
DEX - é outro que tem bonus relativamente ruim para builds Melee, se puder fechar com bonus deve ser múltiplo de 5
LUK - Também tem bonus ruim, mas se puder fechar com bonus é multiplo de 5.
A build do meu blacksmith está assim
STR    96+24     =   120 
AGI     87+7      =    94
VIT      31+6      =    37
INT      4+2        =    6
DEX     28+12    =    40
LUK     3+2       =    5
Aqui estou maximizando bonus em todos os atributos menos VIT, a ASPD dele fechou em 181,0. Essa build considera o uso de pot berserk e as skills que eu posso usar em mim mesmo. Eu trabalhei bastante para conseguir essa build fechar tantos atributos com bonus e ASPD com um número virgula zero é bem difícil.
Como esse atributos não vem não de cartas na armadura então posso usar armaduras elementais, ou anti-congelante, ou com carta Porcelio se achar conveniente.
Como esse atributos não vem não de cartas na arma então posso usar armas elementais, com cartas para dano racial, ou até mudar de Machado de duas mãos para machado de uma mão com escudo. para que possa causar o maior dano possível.

Vamos analisar o meu Hunter para vermos uma build Ranged, nesse caso ele é puro PvM também:
Para uma build Ranged, temos que fechar
STR - Não é importante, mas se quiser bonus é em múltiplo de 5
AGI - de forma que combinado com DEX de uma valor de ASPD bom (tipo, nas calculadoras simuladoras de build a ASPD aparece com virgula, mas o valor que vale é o inteiro, então se você tiver 170,9 de ASPD ou 170,1 você vai atacar com a mesma velocidade). Então quando eu digo valor bom quero dizer um valor que o número atrás da vírgula seja zero ou pouco acima de zero.
VIT - esse atributo é o que tem o pior bonus, então se algum não for fechar com bonus é melhor que seja esse, caso consiga fechar esse com bonus também melhor ainda, os bonus ocorrem nos números pares e nos múltiplos de 5 então para maximizar os resultados deve ser um múltiplo de 10
INT - tem bonus de MATK, mas para builds Ranged o normal é priorizar o bonus de recuperação de Sp então aqui você deve fechar com um múltiplo de 6.
DEX - em múltiplo de 10
LUK - Também tem bonus ruim, mas se puder fechar com bonus é multiplo de 5 pelo dano. (Obs. Específicamente para os Hunters, as minhas fontes divergem um pouco aqui, em alguns lugares tem escrito que a cada 3 pontos de LUK aumenta 1% a probabilidade de Auto Blitz, em outros que cada 1 ponto em LUK concede 0,3%, se o primeiro caso estiver correto, o ideal é tentar fechar com múltiplos de 3)
A build do meu Hunter está assim
STR    1+4        =      5 
AGI     89+29     =    118
VIT      9+2        =     11
INT      8+4        =     12
DEX     99+41    =    140
LUK     32+4      =     36
Aqui só não estou maximizando os bonus de VIT e LUK, mas mesmo assim, em ambos os casos só estou "gastando" um ponto a mais do que o ideal, a ASPD fica 180,2 então é um valor bo bem proximo de virgula zero, que dizer que não tem muito disperdício de pontos, e LUK não fecha com bonus de ATK, mas devido a divergencia das minhas fontes eu preferi garantir o bônus de Auto Blitz.
No caso específico de Hunter eu acho que vale a pena ter o combo de cartas para classe, que entro outros locais ocupa o slot da armadura e um slot da arma. Mas como esse combo dá um aumento de 20% no dano então o slot da arma não é "perdido", e a outra grande vantagem é que Hunters não precisão de armas para causar dano elemental, é só mudar a flecha.
Então neste caso eu abro mão de ter armadura elemental, anti-congelante , etc, para ter as vantagens do combo.
E na arma não há perda de dano, pois na maioria dos casos você estaria colocando no slot gasto pelo combo uma carta que aumentaria em 20% o dano contra uma raça, que é a mesma coisa que o combo faz. Outras duas desvantagens do combo para a arma são não poder usar 4 cartas HunterFly e não poder usar 4 cartas causadoras de status negativo (como Bebe Selvagem).
Então como eu disse de maneira geral faça uma build sem levar cartas na armadura e na arma, só faça o contrário se tiver certeza que os benifícios são maiores que os malefícios.

Eu só vou mostrar a build fechada desses dois personagens, agora vou citar como deve ser a importancia dos atributos para uma build suporte e uma que use ataques mágicos para atacar. Existem diversas variações de build possíveis, algumas são baseadas em skills específicas e diferem muito de outras builds da mesma classe que não tenham, ou não focalizem esta habilidade como fundamental, como SinX com Soul Destroyer, Monk com Guillotine Fist, Templário CG, etc. segue o link do meu primeiro post que mostra alguns modelos básicos de build.

Para uma build Suporte ou com ataques mágicos os bonus a serem visado seguem aproximadamente esses conceitos
STR - Não é importante, mas se quiser bonus é em múltiplo de 5
AGI - Não é importante.
VIT - esse atributo é o que tem o pior bonus, então se algum não for fechar com bonus é melhor que seja esse, caso consiga fechar esse com bonus também melhor ainda, os bonus ocorrem nos números pares e nos múltiplos de 5 então para maximizar os resultados deve ser um múltiplo de 10
INT - Tem bonus de MATK, mas para builds suporte o normal é priorizar o bonus de recuperação de Sp então aqui você deve fechar com um múltiplo de 6 ou acima de 120.
DEX - O bonus não é relevante, mas se quiser bonus é em múltiplo de 5
LUK - Também tem bonus ruim, mas se quiser com bonus é multiplo de 5.
Vale lembrar que estou falando sobre o bõnus, não estou falando que DEX não é importante, só não tem um bonus que sirva para esse tipo de build.